Mulheres TMB

Mulheres no Tênis de Mesa: 

dificuldades e desafios

O segundo episódio do Diálogos TMB, transmitido em 22 de agosto de 2020, conversamos sobre as mulheres no tênis de mesa. Quais são as suas maiores dificuldades? Como elas lidam com a maternidade, a busca por vagas no mercado de trabalho? Sonhar com uma carreira no tênis de mesa é algo possível e viável? Ou ainda é muito difícil se aventurar? Para falar sobre o assunto, recebemos três convidadas especiais: Letícia Nakada, Michele Couto e Dani Bassi.

Mulheres no Esporte


No segundo episódio do Vozes TMB, que foi ao ar no dia 05 de setembro de 2020, recebemos a Gerente de Desenvolvimento do Futebol Feminino da CBF, Valesca Araújo, para falar sobre o tema Mulheres No Esporte e seus principais desafios e dificuldades no meio.

Participação de Mulheres e Meninas no Tênis de Mesa: Desafios e Possibilidades

No décimo episódio do Ciência TMB, que foi ao ar dia 13 de março de 2021, Taisa Belli recebeu Júlia Barreira, doutoranda do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP, para falar sobre a Participação de Mulheres e Meninas no Tênis de Mesa: Desafios e Possibilidades. No programa, Júlia traz um panorama, baseado em evidências científicas, de como fomentar a entrada e formação de meninas e mulheres no Tênis de Mesa.

Julia apresenta uma contextualização histórica da participação de mulheres no esporte assim como discutirá teorias e modelos que embasam as barreiras e suportes que podem dificultar ou facilitar a inserção, retenção e desenvolvimento de mulheres e meninas no Tênis de Mesa nos mais variados protagonismos: como atletas, treinadoras, árbitras, gestoras, etc. 

Esta programa fez parte da campanha Mulheres que Inspiram, que aconteceu durante todos o mês de março nas redes da CBTM e se estendeu até o dia 06 de abril, Dia Mundial do Tênis de Mesa.

Fórum do Dia Mundial do Tênis de Mesa | Empoderamento Feminino

No dia 06 de abril de 2021, celebramos o Dia Mundial do Tênis de Mesa com um Fórum organizado pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) com a participação de diversas convidadas(os) especiais (Lyanne Kosaka, Janaina Peters Costa, Jaqueline Lins dos Santos, Ellen Scherrer, Mairin Motta, Gustavo Yokota) e um objetivo claro: discutir ações para ampliação da presença feminina no esporte, tendo como tema o Empoderamento Feminino. 

Esta ação fez parte da campanha Mulheres que Inspiram, promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante todo o mês de março, mês da mulher, e começo de abril para debater assuntos relacionados à presença feminina no esporte. 


Women’s Table Tennis Coache’s Forum

O Women’s Table Tennis Coache’s Forum foi promovido por meio de uma parceria entre a Universidade de Clemson (Carolina do Sul, EUA) e a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) e exibido ao vivo no dia 08 de abril de 2021.

O objetivo principal foi promover o encontro de treinadoras de Tênis de Mesa para compartilhar suas experiências em sua atuação profissional.

O fórum contou com a participação das treinadoras brasileiras Lígia Silva (Seleção Brasileira de Base), Emanuele Gonçalves Dreveck (Associação de Incentivo ao Esporte e Lazer – São José dos Pinhais/PR) e Leontina Maria Alana Scoz (Associação Tênis de Mesa Pouso Redondo/SC).


Congresso em Esportes de Raquete |

Treinadoras e Arbitragem Feminina no Tênis de Mesa Brasileiro

"Treinadoras no Tênis de Mesa Brasileiro" e "Arbitragem Feminina no Tênis de Mesa" foram dois trabalhos  científicos apresentados no Congresso em Esportes de Raquete, tendo como primeiras autoras Camila Cardoso e Larissa Casline.

Os trabalhos, desenvolvidos em uma parceira do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER) - FCA- Unicamp com a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) - CBTM, focaram em apresentar o perfil das mulheres que atuam como treinadoras e árbitras no Tênis de Mesa brasileiro.

O Congresso em Esportes de Raquete ocorreu nos dias 10 e 11 de abril de 2021, contou com 17 palestrantes nacionais e internacionais e reuniu mais de 1400 participantes. 

Maiores informações do evento e dos trabalhos apresentados: clique aqui 

Workshop de Desenvolvimento Esportivo

Comitê Olímpico do Brasil |

Mesa Redonda: Mulher no Esporte


No dia 19 de agosto de 2021, ocorreu a Mesa Redonda: Mulheres no Esporte junto ao Módulo 4 do Workshop de Desenvolvimento Esportivo, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

Essa Mesa foi mediada por Isabel Swan, coordenadora da Área Mulheres e Esporte (COB), e contou com Aline Silva (Confederação Brasileira de Wrestling), Taisa Belli (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e Júlia Barreira (Unicamp) como convidadas. 

Nesse momento, Taisa Belli, líder da Universidade do Tênis de Mesa, compartilhou as ações desenvolvidas na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa visando a equidade de gênero.

Jogos Uma Vitória Leva à Outra | 

Empodera, Women Win, ONU Mulheres e

Comitê Olímpico Internacional

No dia 28 de agosto de 2021, 50 adolescentes participaram dos "Jogos Uma Vitória Leva a Outra". O programa "Uma Vitória leva à Outra" é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a Empodera e Women Win.

O evento incluiu vivências de Tênis de Mesa, Escalada, Skate, Tiro com Arco, Hóquei Indoor, Badminton, além de estações sobre valores olímpicos e paralímpicos.

Taisa Belli e Larissa Casline, da Universidade do Tênis de Mesa, foram as representantes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa nessa ação. Que também contou com  Mariany Nonaka, atleta olímpica de Tênis de Mesa, que atualmente exerce a função de advogada no Comitê Olímpico do Brasil.

Training Camp Mulheres TMB 2021  |

CBTM

O Training Camp Mulheres TMB 2021 foi desenvolvido dentro do Programa “My Gender. My Strenght.” da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Este Programa visa aumentar a participação feminina no Tênis de Mesa por meio do suporte a projetos nacionais criativos e ambiciosos desenhados para atletas, treinadoras, árbitras, administradoras ou gestoras. 

Ao todo, foram 110 inscrições realizadas, sendo 95% de mulheres, em uma programação recheada incluindo treinamentos em mesa; quiz de arbitragem; e palestras com atletas olímpicas e paralímpicas sobre suas trajetórias de vida e com palestrantes especialistas para tratar do tema "Mulheres no Esporte: Ambiente Seguro e Perspectivas Científicas." 

Participaram da abertura do evento, de forma virtual, a presidente da ITTF, Petra Sörling, primeira mulher a dirigir a entidade máxima do tênis de mesa; o vice-presidente da ITTF e presidente da CBTM, Alaor Azevedo; a diretora de alta performance e desenvolvimento da ITTF, Polona Cehovin; e a gerente de alta performance e desenvolvimento da ITTF, Katarzyna Kubas.

Copa Uma Vitória Leva à Outra | 

Empodera, Women Win, ONU Mulheres e

Comitê Olímpico Internacional

No sábado, 09/04/2022, aconteceu o evento de encerramento do segundo ciclo do programa “Uma Vitória Leva à Outra” (UVLO), que teve como objetivo celebrar as conquistas e o impacto do programa na vida das mais de 2 mil mulheres participantes do programa.

O evento contou com a presença de representantes da ONU Mulheres, do COI e da atleta medalhista olímpica, Rebeca Andrade, e reuniu 50 meninas adolescentes que puderam vivenciar esportes como o tênis de mesa, badminton, hóquei indoor, ginástica, basquete 3x3 e skate. 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa atuou oferecendo a oficina de capacitação esportiva de tênis de mesa, e teve como instrutoras Camila Cardoso (CBTM), Valesca Maranhão (Treinadora de Tênis de Mesa) e Sophia Kelmer (Atleta Paralímpica de Tênis de Mesa). As profissionais aplicaram atividades lúdicas e propuseram às participantes desafios do saque e bate-bola com a atleta Paralímpica.

International Women´s Day  | ITTF HPD Webinar

O Training Camp Mulheres TMB foi escolhido entre 14 projetos das Américas inscritos no programa “My Gender. My Strength” para ser apresentado em webinar especial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), nesta terça-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ação foi realizada pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) no final de novembro e início de dezembro, em Joinville (SC), antes da disputa do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. A professora Taisa Belli, líder da UniTM, foi a responsável pela apresentação no webinar.

Maiores informações em https://www.cbtm.org.br/noticia/detalhe/98911